E.B.D 2014

Utilizamos as revista da série Mega Teen da editora Cristã Evangélica. Esta série está dividida em duas etapas, Mega Mudanças - do nº1 ao nº9, recomendada para adolescentes de 11 a 14 anos e Mega Decisões, mais recomendada para adolescentes de 15 a 17 anos.
Contudo, toda a série Mega Teen é plenamente adaptável a adolescentes de diferentes idades e realidades, inclusive classes únicas (de 11 a 17 anos).

Veja o currículo para o ano de 2014

Fevereiro  à Junho - Vestindo a Camisa 




Lição 1 – Como entrar no time de Deus


Ao final da lição, o adolescente será capaz de conhecer o convite de Deus e as condições por Ele estabelecidas para alguém ser aceito em Seu time; avaliar se já preencheu (ou não) as condições e critérios de Deus, e se já faz parte do Seu time; compreender que não há outra maneira possível de entrar no time de Deus que não seja pela fé no Senhor Jesus Cristo; sentir necessidade de entrar no time de Deus; sentir-se privilegiado por fazer parte do time de Deus; aceitar a Cristo como Salvador e Senhor da vida dele; reafirmar seu desejo de ser servo de Cristo.



Lição 2 – O Atleta de Deus



Ao final da lição, o adolescente será capaz de conhecer as características do atleta de Deus; sentir a necessidade de desenvolver tais características; avaliar-se para descobrir se essas características estão ou não presentes e evidentes em sua vida; agir como cristão verdadeiro e ter vida cristã autêntica.



Lição 3 – O falso atleta de Deus



Ao final da lição, o adolescente será capaz de conhecer as características de um falso atleta de Deus; sentir necessidade de abolir tais características, para ser um cristão verdadeiro; tomar uma decisão verdadeira de conversão, caso ainda não seja salvo; consagrar-se cada vez mais ao Senhor, caso seja salvo; autoavaliar-se para descobrir se essas características estão ou não presentes e evidentes na vida dele.



Lição 4 – O perfil do seu Treinador



Ao final da lição, o adolescente será capaz de conhecer mais sobre Deus refletir sobre a grandeza de Deus e a pequenez do homem; sentir a necessidade de adorar a Deus em espírito e em verdade; tomar a decisão de buscar continuamente conhecer mais sobre o seu Senhor.



Lição 5 – Meu Treinador fascinante



Ao final da lição, o adolescente será capaz de conhecer mais sobre Deus; refletir como as características de Deus se relacionam com o homem; sentir a necessidade de ter mais intimidade com Deus; tomar a decisão de viver com Deus um relacionamento que lhe transforme a vida.



Lição 6 – Meu Treinador imbatível



Ao final da lição, o adolescente será capaz de refletir sobre as características únicas e exclusivas de Deus; analisar sobre como tais características interferem na vida do cristão; sentir quão pequeno ele é e quão grande é Deus; sentir necessidade de adorar a Deus em espírito e em verdade; decidir ter vida íntegra e reta em todo o tempo e lugar.



Lição 7 – Um atleta rumo à perfeição



Ao final da lição, o adolescente será capaz de refletir sobre a importância de ter um momento diário de meditação na palavra de Deus; saber que a palavra de Deus tem poder para torná-lo um cristão perfeito; sentir necessidade de buscar seu aperfeiçoamento, pelo estudo da Bíblia; tomar decisão de meditar diariamente na Palavra e se tornar um cristão que busca constantemente crescimento espiritual.



Lição 8 – Um titular no time de Deus



Ao final da lição, o adolescente será capaz de conhecer o incondicional e imensurável amor de Deus por cada um de nós; refletir sobre o plano que Deus tem para a própria vida; sentir quanto é amado por Deus; desejar transformar a vida num altar, consagrando-se a Deus; tomar decisão de consagrar-se a Deus e cumprir sua parte sendo-Lhe fiel em todas as coisas.



Lição 9 – Aprendendo a jogar em conjunto



Ao final da lição, o adolescente será capaz de reconhecer que fazer parte de um time é ter consciência de que todos nós precisamos uns dos outros; refletir sobre como tem se comportado na igreja e na sociedade; perceber que precisamos servir uns aos outros em amor; sentir necessidade de ajudar e reconhecer a ajuda dos outros; tomar a decisão de colocar em prática a mutualidade bíblica para fazer diferença na igreja e na sociedade.



Lição 10 – Meu time é o time de Deus



Ao final da lição, o adolescente será capaz de reconhecer que faz parte da família de Deus; refletir sobre como tem se comportado com os irmãos em Cristo; sentir que é parte da família de Deus; desejar de ajudar a construir a família de Deus, sendo um imitador de Jesus e refletindo a imagem de Cristo em tudo o que faz; tomar a decisão de ser utensílio de honra e edificação dos relacionamentos entre os irmãos.



Lição 11 – Porque cooperar no time de Deus



Ao final da lição, o adolescente será capaz de entender que é da vontade de Deus que o crente se reúna na igreja local; refletir sobre seu comportamento ao cultuar a Deus e junto aos irmãos da igreja; sentir necessidade de cultuar a Deus, ajudar os outros e servir ao Senhor, na igreja local; tomar a decisão de ajudar a igreja local a crescer na adoração, na comunhão e no serviço cristão.



Lição 12 – Crescendo no time



Ao final da lição, o adolescente será capaz de descobrir que tipo de ramo tem sido: frutífero ou infrutífero; refletir se tem ou não permanecido e crescido em Cristo; conscientizar-se de que é da vontade de Deus que sejamos ramos frutíferos; sentir a necessidade de permanecer, crescer e frutificar em Cristo; tomar a decisão de ser um ramo frutífero, que semeia o amor, a paz e a harmonia, onde quer que esteja.



Lição 13 – Time unido vence o Jogo



Ao final da lição, o adolescente será capaz de identificar as características que nos unem; entender que é a vontade de Deus que sejamos separados (santos); conhecer as atitudes dos crentes da igreja primitiva; perceber a necessidade de ser santo e manter-se separado das atitudes pecaminosas dos descrentes, e de se unir aos irmãos em Cristo para a edificação da igreja; avaliar se tem se mantido santo ou se tem se unido a descrentes; seguir os passos da igreja primitiva, em busca da união.



Lição 14 – Unidade na diversidade



Ao final da lição, o adolescente será capaz de conhecer a unidade que deve ser mantida entre os cristãos; entender que é da vontade de Deus que sejamos diferentes uns dos outros para formarmos o Corpo de Cristo; perceber a necessidade de honrar todos os irmãos que servem na igreja; reconhecer a necessidade e a importância dos serviços de todos os irmãos da igreja; colaborar para a união de todos no Corpo de Cristo.



Lição 15 – Para onde levará a rebeldia



Ao final da lição, o adolescente será capaz de reconhecer que rebeldia é pecado e que Deus a abomina; compreender que é da vontade de Deus que sejamos obedientes e não rebeldes; ponderar se suas atitudes têm sido de rebeldia e teimosia, ou de obediência e harmonia; decidir obedecer a Deus em vez de se rebelar.



Lição 16 – Em todo jogo há regra e juiz




Ao final da lição, o adolescente será capaz de reconhecer o valor da obediência às regras e às autoridades; entender que é da vontade de Deus que sejamos submissos às regras e autoridades; refletir se suas atitudes têm sido de obediência e submissão ou de desobediência e insubmissão; obedecer às regras e às autoridades, porque elas procedem de Deus e existem para o nosso bem.


Agosto à DezembroFique Ligado!



Lição 1 – A Bíblia: o livro especial
Ao final da lição, o adolescente será capaz de conhecer características e peculiaridades da Bíblia; entender algumas razões que tornam a Bíblia um livro sem igual; perceber que a Bíblia é um livro todo especial; encantar-se com a palavra de Deus; guardar informações importantes sobre a Bíblia; memorizar a ordem dos livros da Bíblia.

Lição 2 – A Bíblia é a palavra de Deus
Ao final da lição, o adolescente será capaz de crer que a Bíblia é verdadeiramente a palavra de Deus; sentir confiança e segurança na autoridade divina da Bíblia; desenvolver fé autêntica e profunda de que a Bíblia é revelação suficiente e infalível da vontade de Deus.

Lição 3 – Como Jesus Usou as Escrituras
Ao final da lição, o adolescente será capaz de reconhecer a importância do uso das Escrituras na vida de Jesus Cristo e na própria vida; perceber, na vida de Jesus, exemplos de situações em que deve usar a Bíblia; sentir a diferença que a palavra de Deus pode fazer em seu dia a dia; memorizar mais versículos da Bíblia; conhecer e usar as Escrituras como Jesus, nas diversas situações da vida.

Lição 4 – O valor da Bíblia em minha vida
Ao final da lição, o adolescente será capaz de reconhecer a importância da Bíblia para o amadurecimento da sua relação com Deus; confiar na Bíblia como instrumento para enfrentar as batalhas da vida cristã; usar a Bíblia nas mais diversas situações da vida, para dirigir sua conduta.

Lição 5 – A Bíblia ainda Fala
Ao final da lição, o adolescente será capaz de reconhecer que a Bíblia fala ao homem de hoje; valorizar o acesso à palavra de Deus e o estudo diário da Bíblia; desenvolver o hábito de ler a Bíblia todos os dias.

Lição 6 – A Bíblia ensina como orar
Ao final da lição, o adolescente será capaz de entender o significado de orar em nome de Jesus; perceber como orar de acordo com a vontade de Deus; reconhecer o valor da fé na oração; sentir necessidade de ter uma vida de comunhão com Deus por meio da oração; orar em nome de Jesus, com fé, buscando a vontade de Deus.

Lição 7 – Deus responde as orações
Ao final da lição, o adolescente será capaz de descobrir que quando Deus diz “não” ou “espere” Ele está respondendo à oração; desejar corrigir as atitudes erradas que podem prejudicar a comunhão com o Senhor; autoavaliar-se quanto aos sérios obstáculos que impedem que Deus ouça suas orações; orar sempre, em qualquer lugar, e a qualquer hora, numa atitude correta de alma.

Lição 8 – O jejum não saiu de moda
Ao final da lição, o adolescente será capaz de conhecer o que a Bíblia ensina sobre o jejum; sentir vontade de jejuar no dia a dia e em situações de crise; praticar o jejum conforme a Bíblia ensina.

Lição 9 – Como crescer no conhecimento de Deus
Ao final da lição, o adolescente será capaz de entender em que consiste o crescimento cristão; sentir necessidade de crescer no conhecimento de Deus; estudar a Bíblia diariamente; frequentar a igreja assiduamente; participar ativamente do culto; descobrir e usar seu dom no serviço do Senhor.

Lição 10 – Como permanecer perto de Deus
Ao final da lição, o adolescente será capaz de entender em que consiste a permanência no Senhor; avaliar se a sua vida está de acordo com as condições para permanecer perto de Deus; sentir necessidade de permanecer perto de Deus; perseverar para experimentar uma vida abundante no Senhor.

Lição 11 – Quem está no controle?
Ao final da lição, o adolescente será capaz de entender que Deus deve ser o Senhor do nosso coração; sentir a necessidade de exercitar o domínio próprio - pensar, agir e sentir conforme o coração de Deus; ponderar suas reações e seus sentimentos em momentos de confronto e tensão.

Lição 12 – Quando algo me irrita
Ao final da lição, o adolescente será capaz de refletir sobre o que costuma deixá-lo irritado; entender a ira como uma oportunidade de trabalhar o seu temperamento; avaliar as suas reações nos momentos de irritação e ira; exercer o fruto do Espírito em momentos de ira.

Lição 13 – Como vencer a ansiedade
Ao final da lição, o adolescente será capaz de refletir sobre o que costuma deixá-lo ansioso; avaliar as reações geradas pela ansiedade; confiar no Senhor nos momentos de ansiedade; buscar a orientação de Deus sobre o que traz ansiedade.

Lição 14 – Aproveite melhor o dia
Ao final da lição, o adolescente será capaz de refletir sobre o valor que dá ao tempo; entender que o tempo perdido não pode ser recuperado; avaliar como tem aproveitado o tempo e no que tem desperdiçado; administrar melhor o tempo, investindo-o em atividades produtivas.

Lição 15 – Descubra a vontade de Deus
Ao final da lição, o adolescente será capaz de conhecer as maneiras que Deus escolheu para nos revelar Sua vontade; compreender que nada do que acontece na vida é obra do acaso, pelo contrário, tudo acontece sob o absoluto controle do Pai; desejar descobrir e obedecer à vontade de Deus; avaliar quanto está comprometido com a vontade de Deus.

Lição 16 – Viva de modo diferente
Ao final da lição, o adolescente será capaz de compreender o que é santificação; descobrir algumas barreiras que impedem a sua santificação; avaliar quanto está comprometido com o seu crescimento espiritual; buscar a santificação, abrindo mão de seus interesses para fazer a vontade de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assista aos episódios do Web Show do