domingo, 10 de março de 2013

A identidade Cristã sob pressão - EBD 2013

“Tu criaste cada parte do meu corpo; Tu me formaste na barriga da minha mãe.” 
Salmo 139:13.


Objetivos:
Saber definir identidade.
Conhecer características da identidade cristã. 
Consiga se descrever da perspectiva divina. Como Deus quer que você seja.
Compreender que apesar da pressão do mundo devemos formar nossa identidade em Cristo.

Desenvolvimento:
A adolescência é uma fase crítica da vida, na qual deve se firmar as características da identidade pessoal. Mas o que é identidade?
(Deixe os responder e depois explique:)
É o que nos diferencia em meio a um grupo de tantos outros. Ela (identidade) significa: qualidade de idêntico; caracteres que fazem reconhecer um indivíduo.

(Use como exemplo duas canetas. Uma vermelha e outra azul. Pergunte o que elas tem em comum (ambas são canetas, servem para escrever. Pergunte o que tem de diferente (as cores). Neste caso o que diferencia as canetas e cria a “identidade” delas são as cores.)

O homem foi criado com uma característica especial: ele foi feito imagem e semelhança de Deus. 

“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
Gênesis 1:27
 
Com o pecado, o homem perdeu a identidade de filho de Deus. Perdeu sua principal característica, a pureza, pois ele conheceu o mal. Ele perdeu seu caráter justo, integro e amoroso. 
 
Leia Romanos 3.10-12 e Romanos 3.23


Para restaurar esta identidade perdida por causa do pecado Deus nos enviou seu único filho (Jo3.16) e deseja que reafirmemos nossa identidade em Cristo: Leia 1 Pe 1.16 


Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 
1 Pedro 1:16


Satanás a todo instante tenta nos afastar de Deus e prepara armadilhas como a que preparou no Éden e pressiona o homem (tentações).


As pressões que um adolescente cristão sofre podem fazer com que renuncie sua identidade cristã, como aconteceu com Adão no Éden ou mesmo com Pedro na noite do julgamento de Jesus.


Leiam: Lucas 22.55-62

(Encha uma bexiga e diga aos alunos que assim como suas mãos a pressionam, muitas coisas no mundo pressionam os adolescentes. Aperte a bexiga até ela estourar. Relacione o que aconteceu com a bexiga ao que aconteceu com Pedro na noite do julgamento de Jesus.)

(Depois entregue uma bexiga para cada aluno e peça para fazerem o mesmo, mas só irão pressioná-las à medida que digam algo que seja uma pressão na vida deles. Faça a pergunta: O que levaria um adolescente cristão estourar sob a “pressão” de seus amigos?)

(Após todos estourarem suas bexigas, comente que a explosão pode ser maior ou menor, dependendo da intensidade da pressão. Quando um adolescente cristão for pressionado pelos amigos, reagirá bem ou explodirá, dependendo do grau de relacionamento que tem com Deus. Foi o que aconteceu com Pedro.)

Qual é o seu grau de relacionamento com Deus? Como você está reagindo às pressões?

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7

A bíblia narra a história de várias pessoas, inclusive Jesus, que foram pressionadas, tentadas, e venceram o mal mantendo sua característica de filho de Deus.

A música abaixo fala da história bíblica de três jovens que não cederam às pressões do governo onde eram escravos.

¯ Identidade


Não vou negar quem sou não há máscara em mim
Desde quando te entreguei meu coração
Não vale a pena te negar em troca de viver
Se morrer por ti, pra mim significa viver


Nada vai interromper minha adoração
Babilônia não habita no meu coração
Nem o fogo vai fazer
A aliança que eu tenho com o Senhor se romper


Coro:


Minha identidade é: servo do Senhor
Dentro da fornalha vou mostrar quem és
Sendo quem eu sou, fiel adorador
Nem a morte vai nos separar, Senhor


Rap e Coral:


"Sadraque, Mesaque e Abedenego
Jovens demais pra morrerem cedo
Negaram o pedido de um rei, o decreto era
Que adorassem à imagem que ele fez
Quem não adorasse seria lançado
Dentro da fornalha ardente de fogo
E foi dessa forma que aconteceu
Mas a verdade é que o rei enlouqueceu
Pois havia um quarto homem e com eles passeava
No meio no fogo, mas o fogo não queimava
O rei reconheceu que não havia outro Deus
E o adorou"



Atividade:


A letra da música diz: Minha identidade é: servo do Senhor [...] Sendo quem eu sou, fiel adorador


Complete a tabela abaixo com algumas das muitas características de uma identidade cristã:
Texto Bíblico
Quem sou eu?
João 1.2


João 15.15


Mateus 5.13,14


Atos 1.8


1 Corintios 3.16






 Palavras Cruzadas — Identidade Cristã sob pressão

Esta cruzadinha vai ajudá-lo a reforçar o estudo da lição. O número dentro dos parênteses, no final da pergunta, equivale ao número de letras que a resposta contém.

Horizontal 
2. Os animais agem por... (8)
4. Grande característica da identidade cristã. (6)
7. Com quem eu me pareço. (4)
8. Deus me oferece a... (8)
9. Todo cristão é ...(4)

 
Vertical 
1. O único que pode restaurar uma identidade cristã perdida. (5)
3. Conjunto de características que identificam urna pessoa. (10)
4. Os adolescentes cristãos enfrentam muita... (7)
5. Sentimento que levou Pedro a negar sua identidade. (4)
6. Elemento que distingue os seres humanos dos animais. (5)
























1

































































2



3






























4













5








6
























7



































8



































9













































4 comentários:

  1. Olá, fiquei com algumas dúvidas no caça palavra. Qual seriam as respostas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Marisa.. Todas as respostas estão relacionadas ao tema, mas nem todas estão no texto acima. Respostas das palavras cruzadas:

      Horizontal: 2 Instinto; 4 Pureza;
      7 Deus; 8 Salvação; 9 Fiel.

      Vertical: 1 Jesus; 3 Identidade;
      4 Pressão; 5 Medo; 6 Razão

      Boa aula!
      Tia Lu

      Excluir
  2. por favor me enviem o estudo de identidade crista no email marcelopsihumanista@gmail.com graça e paz ev marcelo lopes.

    ResponderExcluir

Assista aos episódios do Web Show do