segunda-feira, 20 de junho de 2011

Eu quero ser rico! - Lição 11 - 2º Trim. EBD 2011

"A verdadeira vida de uma pessoa não dependem das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas," Lucas 12.15b
Após a vitória em Jericó, o exercito israelita marchou em direção a pequena cidade de Ai. A vitória seria fácil pois a cidade era pequena e parecia ser fraca em relação a Israel.  
Então Josué mandou somente 3.000 soldados achando que venceriam rapidamente e não oraram ao Senhor. Foi então que o inesperado aconteceu: a batalha foi difícil e os soldados israelitas tiveram que fugir do inimigo. Que vergonha! Agora o povo de Israel e o nome de Deus foram envergonhados.
Perdido a batalha, Josué buscou ao Senhor e a resposta foi rápida: Israel pecou!
Deus revelou a Josué que continuariam perdendo as batalhas enquanto o pecado não fosse tirado do meio do povo.

Conforme a orientação de Deus, Josué convocou o povo para descobrir o que aconteceu.
Durante a batalha de Jericó, Deus ordenou que todo o ouro e prata da cidade fosse levados para o tabernáculo, mas Acã, um dos soldados da tribo de Judá, desobedeceu a ordem do Senhor. (Josué 6:18-19). Ele ficou com algumas coisas e enterrou embaixo da tenda dele!
Veja a confissão de Acã após ter sido descoberto:
Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata e, uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, debaixo dela. (Js 7.21)
Por causa deste pecado, além dos soldados que morreram na batalha, Acã e toda a sua família foram mortos, pois Josué ordenou a morte de Acã e seus familiares e a destruição dos seus bens. "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte" (Provérbios 14:12)

Nesta aula vimos que não podemos colocar os bens materiais acima de Deus.
Acã pecou por causa da sua cobiça pela riqueza. Ele desejou ter mais do que já possuía. Isto se chama avareza, que é o amor ao dinheiro.

Também aprendemos com o apóstolo Paulo que avareza é idolatria (colossenses 3.5), pois se o homem ama o dinheiro mais do que ao seu criador, ele se torna o seu “deus”.
A riqueza não  é má, mas o amor a ela sim!
Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1Tm 3.10)
Vimos também que Abraão e Jó eram ricos, mas não deixaram o dinheiro dominar seus corações e permaneceram no amor a Deus.
Para concluir, os alunos (em grupo) ordenaram um versículo sobre avareza :

a classe montando o versículo

trabalho concluído!

Os diamantes com o versículo bíblico já na ordem colocada pelos alunos.